Uso de media queries no CSS3

Conforme a tecnologia vem avançando atualmente, grande parte das pessoas está munida de um smartphone, para maior praticidade em realizar suas tarefas. Dessa forma, os desenvolvedores não estão fazendo mais aplicações somente para desktop ou para computadores; estão também fazendo sites que sejam acessíveis por 
qualquer dispositivo móvel, seja ele celular ou tablet. 

Mas, o que os desenvolvedores utilizam para fazer essa adaptação? Será apresentado no artigo a seguir somente uma delas, que é o uso do media query.

Assim, é notável afirmar que existem vários frameworks que nos auxiliem com a responsividade de um site. Porém, para quem se aventura em escrever CSS3 puro, o media query é uma excelente maneira de alinhar a aplicação que você está desenvolvendo para a mesma ser acessada em qualquer dispositivo móvel.

Além disso, muitas empresas já trabalham com a metodologia denominada mobile first, que é qualquer aplicação que for ser desenvolvida, antes de seu desenvolvimento, ela é projetada nos dispositivos móveis, antes de ser projetada para os computadores. Ou seja, é um caminho inverso do que algumas empresas ainda fazem atualmente, que é o de projetar diretamente para computadores ou notebooks.

 

Vejamos alguns exemplos abaixo, de como adaptar seu site a qualquer dispositivo móvel, utilizando a ferramenta media query:

/* regras de css em geral */
@media (min-width: 320px) and (max-width: 480px) {
/* media query utilizado para smartphones */
/* estilos */
}
@media (min-width: 481px) and (max-width: 768px) {
/* media query utilizado para smartphones e iPads */
/* estilos */
}
@media (min-width: 768px) and (max-width: 1024px) {
/* media query utilizado para tablets e notebooks */
/* estilos */
}
@media (min-width: 1024px) and (max-width: 1440px) {
/* media query utilizado para notebooks e computadores desktops */
/* estilos */
}
@media (min-width: 1441px) {
/* media query utilizado para computadores maiores */
/* estilos */
}
view raw media-query.css hosted with ❤ by GitHub

Dessa maneira, há um recurso no navegador Google Chrome que nos auxilia com a responsividade dos sites e, que até tem uma lista de alguns aparelhos para selecionarmos e verificar se o responsivo do site atende às necessidades. Abaixo, um exemplo de uma foto retirada da página do Google:

Figura 01: Auxílio da responsividade utilizando o navegador Google Chrome. Fonte: Autoria própria.
Figura 01: Auxílio da responsividade utilizando o navegador Google Chrome. Fonte: Autoria própria.

Logo, o procedimento acima é feito ao apertar a tecla F12 do seu teclado e, além de fornecer uma lista padrão dos celulares, há outras medidas para serem visualizadas, como a de tablets, conforme exemplo abaixo:

Figura 02: Auxílio da responsividade utilizando o navegador Google Chrome, para dimensionar o tamanho desejado. Fonte: Autoria própria.
Figura 02: Auxílio da responsividade utilizando o navegador Google Chrome, para dimensionar o tamanho desejado. Fonte: Autoria própria.

Assim, a largura pode ser ajustada conforme a necessidade, nos campos necessários.

Destarte, vimos como a responsividade em uma aplicação web, atualmente, se tornou algo imprescindível para o menor sistema possível, pois, como a grande parte das pessoas utiliza o celular ou tablet para ter maior praticidade em suas tarefas, um cliente final não gostaria de acessar a sua aplicação pelo celular e ver algo torto nela; isso seria algo muito desagradável. 

Contudo, com o auxílio da propriedade media queries, a responsividade não é um bicho de sete cabeças, pois você pode utilizar seu próprio navegador de internet ao seu favor, para testes de o quão responsivo o seu site está, antes dele ser entregue ao usuário final.